MISSÃO E ORGANIZAÇÃO

O ciclo de estudos em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, iniciado no ano lectivo 2008/2009, tem por objectivos possibilitar aos estudantes:

  • O aprofundamento de conhecimentos a um nível pós-graduado avançado.
  • O desenvolvimento de competências de investigação autónoma na área das Ciências da Comunicação e Informação em cenários de mediação tecnológica.

O programa doutoral é, ainda, um instrumento estratégico da parceria estabelecida por ambas as Universidades de Aveiro e Universidade do Porto, promotoras do ciclo de estudos conjunto (dupla titulação), no âmbito da criação, em 2007, da sua unidade de investigação conjunta, no âmbito da criação, em 2007, da unidade de investigação, atualmente designada CIC.Digital.

Este 3.º ciclo está organizado com base num curso de doutoramento (1.º ano), de base curricular, e por dois outros anos focados na preparação e escrita da tese de doutoramento.

mais

No final do 1.º ano o estudante realiza uma prova de avaliação do seu projeto de tese perante um júri que inclui, obrigatoriamente, um arguente (nacional ou estrangeiro) de uma universidade externa à organização do curso . Para poder prosseguir para o 2.º ano o estudante terá de obter uma classificação mínima de 16/20 valores nessa prova, para além de média geral de 14/20 valores nas unidades curriculares do 1º ano.

No final do 2.º ano, os estudantes têm de apresentar e discutir a evolução da preparação da tese perante um júri que inclui um arguente externo (nacional ou estrangeiro). Estas provas são levadas a efeito no âmbito de um Summer Doctoral Consortium, organizado em regime residencial e com a duração de 2-3 dias, e que é também aberto a outros participantes nacionais e estrangeiros. Para além da análise dos resultados já obtidos, a discussão dos trabalhos incide também sobre o que ainda falta realizar para a conclusão atempada das teses e artigos científicos, contribuindo, assim, para focalizar e clarificar as fases subsequentes da preparação das mesmas.

Durante os 2.º e 3.º anos do curso os estudantes têm, também, de efetuar três apresentações e discussões da evolução do estado dos trabalhos no âmbito da unidade curricular Seminário de Investigação 2. Esta apresentação e discussão é efetuada perante o painel dos docentes do curso e tem por objetivo discutir os resultados já obtidos e contribuir para a planificação e afinação das fases de trabalho seguintes.

As unidades curriculares opcionais habitualmente oferecidas no 1.º ano/1.º semestre são:

  • Media e Sociedade
  • Media Participativos
  • Design e Análise de Interação
  • Multimédia e Acessibilidade
  • Arquivos e Bibliotecas Digitais
  • Conceção e Análise de Narrativas e Jogos Interativos

Para mais informação por favor consulte o plano curricular do curso

Mural

Consulte o plano curricular do curso

Parceria

  • Reitoria UA

    Universidade de Aveiro

    Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país. Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

    Site
  • Reitoria UP

    Universidade do Porto

    Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal, figurando hoje entre as 150 melhores universidades europeias nalguns dos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior.

    Combinando um ensino de qualidade, focado nas vocações individuais e nas necessidades do mercado, a U.Porto é uma instituição empenhada em traduzir em mais-valias para a sociedade o talento e a inovação que povoam as suas 15 escolas e mais de 50 centros de investigação.

    Site

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

No ato da candidatura, os estudantes devem manifestar interesse em desenvolver o seu trabalho de investigação numa das seguintes áreas temáticas:

 

 

Para contextualizarem melhor as propostas recomenda-se uma consulta de cada área de atuação através dos links – IkomDigimedia – CIC.Digital

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O programa doutoral prepara os seus estudantes para conduzirem, quer de forma autónoma quer integrados em equipas transdisciplinares, investigação fundamental e aplicada no domínio científico de Ciências da Comunicação e da Informação.

Os doutorados por este curso podem integrar-se no mercado de trabalho de diversas formas, nomeadamente: investigação fundamental e aplicada em empresas da área de media digitais, telecomunicações, serviços e produtos para Internet/Web, docência e investigação em instituições do Ensino Superior, empresas de consultoria.

  • Testimonial
    Marta Ferraz, Coord do Gabinete de Comunicação da Entidade Reguladora da Saúde

    A rotina da pesquisa, da leitura de literatura científica e da escrita regrada e balizada por normas auxiliou-me muito no meu trabalho. O ano escolar do programa é extremamente relevante, permitindo ao aluno obter noções pertinentes relativamente às matérias que pretende aprofundar.  

  • Testimonial
    Carlos Canelas, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda

    Como leciono na área da Comunicação Digital, o programa doutoral em ICPD foi a minha melhor opção, visto que foi o primeiro doutoramento em Portugal nesta área. O facto de ser ministrado por duas das mais prestigiadas instituições de ensino superior português também influenciou a minha escolha.

  • Testimonial
    Danilo Egle, Investigador e Empresário

    O curso possui um ambiente agradável e bem estruturado, com professores motivadores e com propostas que desafiam nossa capacidade. Fazer parte deste grupo é motivo de orgulho e representa uma mudança em minha maneira de pensar e agir.

  • Testimonial
    Rita Oliveira, Investigadora

    Com o Programa Doutoral em ICPD desenvolvi o meu trabalho de investigação nas áreas da televisão e das necessidades especiais, promovendo a acessibilidade em televisão interativa através da proposta de um serviço adaptado a utilizadores com défice visual.

  • Testimonial
    Samuel Almeida, Consultor

    O Programa Doutoral em ICPD permitiu-me consolidar e obter um conjunto de competências que considero críticas em qualquer área de atividade, como é o caso da consultoria. Destaco, como exemplos, a capacidade de trabalhar de forma autónoma, a flexibilidade e iniciativa, a organização e o planeamento de trabalho, o pensamento crítico e a capacidade analítica. Por fim, de referir a versatilidade do programa e a multidisciplinaridade do corpo docente que permite aos doutorandos desenvolver investigação em diversas áreas ligadas à informação e comunicação.

  • Testimonial
    Johan van Haandel, Professor Universitário, Faculdades de Artes Alcântara Machado

    Meu nome é Johan Cavalcanti van Haandel, sou brasileiro e holandês, e participei do programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais entre 2011 e 2015, no qual tive a orientação sempre atenciosa do professor Fernando Ramos. Posso afirmar que fiz o curso com muito gosto e que já estou com saudades da época em que vivi em Portugal. Hoje estou lecionando nas Faculdades Integradas Alcântara Machado - Faculdades de Artes Alcântara Machado (FIAM-FAAM), que fazem parte do centro universitário da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em São Paulo, onde leciono para os cursos de Publicidade e propaganda e Rádio, TV e Internet.

  • Testimonial
    Inês Braga, Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão - Instituto Politécnico do Porto

    Fui doutoranda da 1ª edição do ICPD. O 1º ano curricular foi um espaço de partilha de saberes muito enriquecedor, com colegas de áreas científicas muito diversificadas. Apesar de uma matriz curricular comum que interessava a todos, cada um de nós ficou a saber mais da especialidade dos outros porque os trabalhos e a apresentação dos mesmos à turma eram uma constante. Do ano curricular, talvez o mais exigente, até à obtenção do título, foi um longo percurso calcorreado individualmente, com sacrifício pessoal, por ser estudante e professora do ensino superior a tempo inteiro. Com uma interação viva com os docentes, mediadores que praticavam uma cultura de exigência mas sabiam estimular, sinto que cresci muito, intelectualmente e a outros níveis, recomendando este Programa Doutoral pela qualidade que lhe é inerente.

  • Testimonial
    João Lopes Batista, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro - Universidade de Aveiro

    O ICPD é um programa doutoral muito bem estruturado e desenvolvido por uma equipa docente de grande competência científica. O acolhimento feitos pelas Universidades de Aveiro e do Porto é muito organizado e orientado para um acompanhamento contínuo dos doutorandos. A realização do ICPD teve um enorme impacto na minha vida pessoal e profissional, tendo-me fornecido a preparação científica e a motivação extra que são necessárias para desenvolver uma carreira académica.

  • Testimonial
    Anabela Serrano, Professora Adjunta da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto (ESEIG/IPP)

    O ICPD constitui uma interessante experiência de inserção num contexto científico pluridisciplinar extremamente válida para quem investiga numa área tão interdisciplinar como a ciência da informação. A partilha e o debate de diferentes perspetivas e temáticas de tese nos seminários do ICPD e no seu Summer Doctoral Consortium consistem numa oportunidade de reflexão e de enquadramento científico deveras única e enriquecedora. Pelo facto de ser um programa doutoral abrangente na sua área científica, o ICPD permite-nos percecionar melhor a validade do nosso projeto de investigação e os seus contributos para a sociedade e o conhecimento.

  • Testimonial
    Catarina Lélis, Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

    O que mais destacaria no ICPD são os diversos momentos que nos são proporcionados para que possamos trocar e partilhar experiências e inquietações (gains and pains) com os nossos pares: iniciam-se no ano curricular, com o constante lançamento de desafios em cada disciplina, e prolongam-se ao longo de todo o programa doutoral, com encontros, seminários e summer schools. O resultado é o de um trabalho de tese naturalmente individual, mas suportado no espírito de pertença a um grupo.

 

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